Exames



Exame anatomopatológico
Modalidade de exame médico complementar, realizado unicamente pelo médico patologista, baseado no estudo de tecidos do corpo, visando diagnóstico e classificação de várias doenças, entre elas o câncer. Representa, na área do diagnóstico médico, o chamado “padrão-ouro”, ou seja, aquele método que consegue dar resultados com maior confiabilidade. Pode ser realizado através de biópsias, do estudo de peças cirúrgicas ou de necrópsias.

Biópsia
Modalidade de exame anatomopatológico onde se retiram fragmentos de tecidos do paciente com finalidade de diagnóstico de várias doenças, especialmente o câncer. Por exemplo, biópsia de um nódulo (“caroço”) do pescoço, da mama, da próstata, da pele ou do intestino. O material pode ser obtido através de cirurgia convencional, endoscopia, punções, etc, sendo a seguir, enviado para estudo no laboratório de patologia.

Exame imunoistoquímico
Técnica através da qual se identifica determinado tipo de célula ou tecido pela detecção de características específicas dos mesmos, como antígenos, receptores ou determinadas proteinas celulares. É feita no laboratório de patologia com emprego dos chamados anticorpos monoclonais. Constitui técnica extremamente útil e confiável para, entre outras coisas, se diagnosticar e classificar os vários tipos de cânceres de acordo com sua origem, processo fundamental para a definição do tratamento mais adequado.

Exame citopatológico
Modalidade de exame complementar onde se realiza o diagnóstico através do estudo de células descamadas (por exemplo, células do colo de útero colhidas durante exame ginecológico), ou células retiradas através de punções por agulhas (geralmente direcionadas por ultrassom), como por exemplo, punção de mama, de tireóide, de líquidos corporais, etc. Constitui técnica de triagem mas que, frequentemente, define o diagnóstico, poupando novos exames.

Endereço:
Avenida Pasteur, 88 - Funcionários - BH - MG
CEP 30.150-290 - Tel:/Fax: (31)3222-8788 atendimento@laboratoriohugo.com.br

© 2011 Laboratório Hugo Silviano Brandão. Todos os direitos reservados.