Direitos e Deveres do Paciente

DIREITOS

  • Acesso aos laudos anatomopatológicos, citopatológicos e imuno-histoquímicos, sendo estes parte integrantes do prontuário médico, com temporalidade de arquivamento por 20 (vinte) anos;
  • As lâminas dos mencionados procedimentos diagnósticos são propriedade do paciente, sendo estas disponíveis a portabilidade com temporalidade de arquivamento por 5 (cinco) anos – Sociedade Brasileira de Patologia;
  • Os blocos de parafina dos exames mencionados procedimentos são de propriedade do paciente, estando estes disponíveis a empréstimo e com temporalidade de arquivamento por 10 (dez) anos – Sociedade Brasileira de Patologia;
  • Receber o laudo no prazo acordado ou comunicação da necessidade de estudos específicos, os quais poderão fazer com que haja  remarcação do prazo de entrega do mesmo ;
  •  Ter resguardado o sigilo dos dados pessoais conforme legislação em vigor;
  • Possuir atendimento prioritário de acordo com legislação em vigor;
  • Avaliar a qualidade dos serviços prestados através da Pesquisa de Satisfação do Cliente.

DEVERES

  • Disponibilizar todos os documentos (Carteira de Identidade, Carteira do Convênio do paciente, pedido médico carimbado e assinado pelo médico solicitante e a amostra biológica), necessários para autorização e aprovação de atendimento para realização do procedimento pelo seu convênio médico ou assemelhado, entregando as guias de autorização ou comunicando sua recusa ao Laboratório quando necessário;
  • Agir com respeito, cortesia e descrição nas dependências do Laboratório respeitando e fazendo ser respeitado por colaboradores, porteiro do edifício, entre outros;
  • Expressar a compreensão das informações e orientações recebidas, fazendo perguntas sempre que tiver dúvidas;
  • Assumir a responsabilidade pela recusa a procedimentos, exames ou tratamentos recomendados;
  • Autorizar POR ESCRITO um familiar ou responsável para decidir em seu nome no que diz respeito a retirada de resultados, empréstimos de lâminas ou blocos de parafina ou amostra fixada em formol, caso o paciente  esteja impossibilitado de fazê-lo.

OBS: Qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou elogio poderá ser feito:            

–  pessoalmente; preenchendo a pesquisa de satisfação do cliente;

– por telefone (031) 3222-8788;

– por e-mail: [email protected]

REF: CFM – resolução 2169/201
Manual da Qualidade – Versão 07

Telefone / WhatsApp

(31) 3222-8788

Endereço:

Avenida Pasteur, 88 – Funcionários
BH / MG – CEP 30.150-290
Funcionamento de segunda a sexta das 8h às 17h. Sábados e Domingos sem expediente.